John Corcoran é o dito cujo. Mesmo sem saber ler, escrever ou mesmo soletrar, ele conseguiu se formar em uma universidade da Califórnia e dar aula - dar aula! - por 17 anos em outra. O americano só foi alfabetizado aos 48 anos.
Quando ainda era pequeno, apresentava problemas de aprendizado. E sempre contava com a conivência dos pais e professores. Sua oração toda noite era: 'Deus, por favor, amanhã, quando for minha vez de ler em sala, faça-me ler.' Por causa de problemas psicológicos e comportamentais, Johnnie tinha suas deficiências acobertadas e sempre avançava.
Mesmo assim, sempre burlando sistemas, conseguiu seu diploma e chegou à universidade, em El Paso. Roubando provas, colegas que 'ajudavam' e se esforçando nos esportes. "Eu não podia ler palavras, mas podia ler o sistema e as pessoas", disse. Em 1961, conseguiu seu Bacharelado em EDUCAÇÃO! o_o'
"A prefeitura de El Paso dava a quase todos os graduados um emprego", explica John.
A tática de John: ele desenvolveu uma técnica de ensino baseada nos recursos oral e visual. Um gênio, não?!
"Não havia uma palavra escrita por mim em sala de aula. Eu sempre tinha dois ou três professores assistentes para escrever no quadro e ler o boletim", conta.
Em um determinado momento, a farsa ficou insuportável e John pediu licença da escola, Ele se trancou com uma tutora voluntária, de 65 anos. Depois de um ano, já sabia ler. Pelo menos tanto quanto os seus alunos.
Já escreveu dois livros e criou a fundação John Corcoran, que ajuda jovens iletrados.[realmente impressionante]
Um comentário:
isso prova que vou me formar em biologia com louvor.
:}
Postar um comentário